Chegou o <i>Carrega no botão!</i>

Car­rega no botão! É o novo con­curso da RTP-1, que es­treará no pró­ximo sá­bado, pelas 21 horas. É apre­sen­tado por uma dupla de res­peito – José Carlos Ma­lato e Fer­nando Mendes -, que assim de novo se juntam para animar os se­rões de sá­bado do canal pú­blico, neste pe­ríodo es­tival.

Duas equipas de cinco ele­mentos cada, re­pre­sen­tantes de dis­tritos por­tu­gueses, en­frentam-se «em jogos sempre di­fe­rentes com um de­no­mi­nador comum: o humor». Du­rante 90 mi­nutos dis­putam um prémio de­ci­dido em quatro jogos, onde en­tram provas de contra-re­lógio, de ra­ci­o­cínio, de pe­rícia ou co­nhe­ci­mento ou ainda «jogos de ap­tidão» onde os con­cor­rentes exibem as suas ca­pa­ci­dades para cantar, dançar ou até tocar ins­tru­mentos. É claro que há pon­tu­a­ções para tudo isto, se­lecção de ven­ce­dores a con­fluir numa «prova final» e, na­tu­ral­mente, pré­mios pe­cu­niá­rios para os ven­ce­dores. Na dita prova final surge mais um de­safio – os con­cor­rentes têm de ouvir e re­petir um con­junto de cinco sequên­cias mu­si­cais, que se vão tor­nando mais longas e rá­pidas à me­dida que o jogo vai avan­çando. «Car­rega no botão!» é o acto re­co­men­dado a cada grupo quando com­pleta cada jogo.

Não pa­rece tratar-se da im­be­ci­li­dade do cos­tume em pro­gramas que tais, exi­gindo ta­lento e pe­rícia aos con­cor­rentes. Sendo con­du­zido pela dupla Ma­lato/​Mendes, sem dú­vida que este novo pro­grama pro­mete uns bons se­rões de en­tre­te­ni­mento, nos pró­ximos sá­bados.

 

Cam­pe­o­nato Eu­ropeu de Atle­tismo 2010

 

Vai de­correr no Es­tádio Olím­pico Luís Com­panys, em Bar­ce­lona, Es­panha, de 27 de Julho a 1 de Agosto, a 20.ª edição do Cam­pe­o­nato Eu­ropeu de Atle­tismo, onde es­tarão pre­sentes atletas de mais de 40 países e com­pe­tindo nas mais di­versas mo­da­li­dades. Apesar da enorme im­por­tância des­por­tiva deste evento – que pela pri­meira vez se re­a­liza aqui ao lado, na vi­zinha Es­panha – a te­le­visão pú­blica por­tu­guesa de­cidiu re­metê-lo para a RTP-2 e só no dia do en­cer­ra­mento.

Assim, iremos ter na RTP-2, no pró­ximo do­mingo e a partir das 18.30, apenas a trans­missão dos lances fi­nais deste im­por­tante evento do atle­tismo eu­ropeu e mun­dial.

Com­pre­ende-se: não se trata de «pon­tapé na bola» do om­ni­pre­sente e om­ni­po­tente fu­tebol,

 

Dá-me Mú­sica!

 

No dia se­guinte, do­mingo, a RTP-1 brinda-nos com nova es­treia, também pro­gra­mada para o ho­rário nobre das 21 horas. Mais exac­ta­mente trata-se de um re­gresso - o pro­grama de en­tre­te­ni­mento Dá-me Mú­sica! apre­sen­tado por Ca­ta­rina Fur­tado -  onde, mais uma vez, «toda a gente canta: os can­tores, os seus con­vi­dados, a pla­teia... e até a apre­sen­ta­dora».

O mo­delo é co­nhe­cido: «em es­túdio vão estar duas equipas muito ani­madas e li­de­radas por al­guém fa­moso, que vão pôr à prova a sua me­mória mu­sical com o apoio da pla­teia, que também es­tará di­vi­dida em duas cla­ques».

Não prima pela ori­gi­na­li­dade nem deixou grandes me­mó­rias na edição an­te­rior, mas dá para en­treter, se for isso que se pre­tende.

 

Um filme

 

Aquele Que­rido Mês de Agosto é um filme por­tu­guês re­a­li­zado em 2008 por Mi­guel Gomes (que também es­creve o ar­gu­mento, de par­ceria com Ma­riana Ri­cardo e Telmo Churro) e tem como centro da in­triga um pai, uma filha e um primo desta, todos mú­sicos numa banda de baile, que de­am­bulam du­rante o mês de Agosto no «mundo de fé­rias» dos por­tu­gueses do in­te­rior, quando estes «re­gressam à terra, lançam fo­guetes, con­trolam fogos, cantam ka­raoke, atiram-se da ponte, caçam ja­valis, bebem cer­veja, fazem fi­lhos». Por esta si­nopse, até é capaz de ser um filme in­te­res­sante. As in­ter­pre­ta­ções estão a cargo de Sónia Ban­deira, Fábio Oli­veira, Jo­a­quim Car­valho, An­dreia Santos e Ar­mando Nunes e a sua trans­missão está pre­vista para o serão de amanhã, na RTP-1, a partir das 23 horas.  



Mais artigos de: Argumentos

Os «Legionários de Cristo» e a velha conspiração

Nesta coluna, no anterior número do Avante!, começámos a referir uma organização católica menos conhecida cuja acção decorre, normalmente, nos terrenos religiosos e laicos do ensino, da acção social e do combate à pobreza. No universo...

Pequim, outra vez

Para a Fan Shan, a Maria João e o Toi, que me cuidaram e apaparicaram –  Pequim   Ali estava eu, sentado junto a uma ampla janela dum restaurante da zona das embaixadas. Não me sentia como o José Régio quando escrevia «…em Portalegre dizia/ cidade onde...

A camisa verde

A televisão trouxe-me apenas o retrato em imagem fixa, não eventuais imagens filmadas que poderão ter estado ou não em canais que não sintonizei. Mas era bem ele, é claro, apenas mais velho (como aliás todos nós, que ninguém tente excluir-se), e dir-se-ia que...

Dentistas

Os dentistas portugueses começaram a recusar clientes que se lhes apresentem com «cheques do Estado». Razão curta e grossa: o Estado já deve quatro milhões de euros desses pagamentos (40 euros por consulta), segundo a estimativa da Ordem dos dentistas. O Governo não nega,...